sexta-feira, 12 de junho de 2009


( Gwyneth Paltrow e Joseph Fiennes em cena do Filme 'Shakespeare Apaixonado' )

"Romeu e Julieta" é considerada a primeira autêntica tragédia de William Shakespeare.Por ser tão popular e,possivelmente,a mais banalizada das obras de Shakespeare,talvez o seu lirismo e a sua beleza não sejam devidamente percebidos,especialmente por muitos que só a conheceram nas versões para o cinema e televisão,e até mesmo por alguns que a viram encenada em um palco.
Creio ser impossível ler uma obra de Shakespeare e não se encantar com a beleza e a profundidade de cada frase,de cada verso,sempre reveladores da natureza humana.Aliás,em sua obra "Shakespeare: a invenção do humano",o crítico literário americano Harold Bloom afirma que antes de Shakespeare,o homem era um personagem de dimensão inexistente,e considera que o dramaturgo inglês,fez mais do que representar o homem em sua obra;ele,de fato,o inventou.
Mas não quero,aqui,discutir Shakespeare e sua obra.Nem saberia.Sou um simples leitor e admirador seu.Quem sabe um dia me arrisque a tal.
A minha intenção,hoje,é falar de amor em um dia dedicado aos namorados.Por isto falo de "Romeu e Julieta",a mais bela tragédia romântica de todos os tempos.E para aqueles que muito enfatizam o triste desfecho dos dois jovens amantes,é bom que se lembrem da dimensão do amor deles,evidenciada em seus diálogos de grande exuberância verbal com belos e comoventes versos,e de que a obra é,sobretudo, um triunfo do lirismo dramático já que,ao fim,morrem os amantes e não o amor.
Transcrevo,aqui,duas passagens dessa obra retiradas de uma edição que tenho há mais de vinte anos,de uma coleção da Editora Abril de 1978.Elas me marcaram muito já na primeira leitura.Ambas estão no Ato II.A primeira,na Cena II,traz um ardente diálogo entre os dois amantes.A segunda,na cena VI,é uma das mais belas declarações de amor que eu conheço,e sai da boca de Julieta no momento em que ela e Romeu estão selando sua união diante do Frei Lourenço.
Ei-las,pois,para o deleite dos corações apaixonados:

Cena II

(...)ROMEU - Senhora,juro por essa lua que coroa de prata as copas destas árvores frutíferas...
JULIETA - Oh! Não jures pela lua,a inconstante lua que muda todos os meses em sua órbita circular,a fim de que teu amor não se mostre igualmente variável.
ROMEU - Por que devo jurar?
JULIETA - Não jures de todo ou,se quiseres,jura pela tua graciosa pessoa que é o deus de minha idolatria e acreditar-te-ei!
ROMEU - Se o profundo amor de meu peito...
JULIETA - Bem,não jures.Embora em ti esteja a minha alegria,nenhuma alegria me causa o juramento desta noite;é por demais brusco,temerário,repentino,muito semelhante ao relâmpago que se extingue antes que possamos dizer: "Está já relampejando!". Doce coração,boa noite! Este botão de amor,sazonado ao hálito ardente do estio,talvez se haja convertido em bela flor,quando de novo voltarmos a nos ver.Boa noite! Que doce e calmo repouso alcance teu coração,como o que acalenta dentro do meu peito!
ROMEU - Oh! queres deixar-me assim tão insatisfeito?
JULIETA - Que satisfação podes ter esta noite?
ROMEU - A troca com o meu de teu fiel juramento de amor.
JULIETA - Já te entreguei o meu,antes que pedisses e quisera fazer-te de novo meu juramento.
ROMEU - Querias tomá-lo de mim?
JULIETA - Para ser generosa e entregar-to outra vez.Só aspiro à coisa que possuo.Minha bondade é tão ilimitada quanto o mar,e tão profundo como este é meu amor.Quanto mais te dou,mais tenho,pois ambos são infinitos.(...)

Cena VI


(...)JULIETA - O sentimento,mais rico em matéria do que em palavra,se glorifica de sua substância e não de seu ornamento.Só os mendigos podem contar suas riquezas.Meu verdadeiro amor cresceu até o excesso,de tal modo que não mais posso somar a metade de meu tesouro.(...)


17 comentários:

jean disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

achei muito lindo...

Queria muito ler romeu e julieta, on-line...
Sabe onde posso encontrar??

Anônimo disse...

Eu adorei ler Romeu & Julieta e acho que é uma obra que irá continuar a ser intemporal e que irá sempre revelar o significado verdadeiro do amor.

Çisil1 disse...

Yalova
Hatay
Muş
Bursa
Mersin
4TWQR

QuantumSorcererMatrix123 disse...

Antalya
Antep
Burdur
Sakarya
istanbul
LTVTG

RocketPirate007 disse...

yalova
yozgat
elazığ
van
sakarya
TSSP7

NeonVoyager101 disse...

manisa
sakarya
sivas
van
elazığ
ORCİYK

D91FDWhitney13CA5 disse...

15009
Aksaray Evden Eve Nakliyat
Afyon Evden Eve Nakliyat
Kırklareli Evden Eve Nakliyat
Antalya Evden Eve Nakliyat
Tokat Evden Eve Nakliyat
sarms for sale
pharmacy steroids for sale
order pharmacy steroids
parabolan

5C16FYamileth4102D disse...

BDDB8
Ankara Şehir İçi Nakliyat
Etlik Fayans Ustası
Iğdır Lojistik
Denizli Lojistik
Çankırı Parça Eşya Taşıma
Siirt Parça Eşya Taşıma
Diyarbakır Lojistik
İstanbul Lojistik
Artvin Şehirler Arası Nakliyat

0012EMaritza71234 disse...

61452
Ordu Evden Eve Nakliyat
Urfa Şehir İçi Nakliyat
Ankara Evden Eve Nakliyat
Sakarya Evden Eve Nakliyat
Malatya Şehir İçi Nakliyat
Çankaya Fayans Ustası
Erzincan Lojistik
Isparta Evden Eve Nakliyat
Maraş Parça Eşya Taşıma

C05DAScott8E56E disse...

46E16
Sakarya Evden Eve Nakliyat
Ergo Coin Hangi Borsada
Mersin Şehir İçi Nakliyat
Hakkari Şehir İçi Nakliyat
Diyarbakır Parça Eşya Taşıma
Ünye Kurtarıcı
Lbank Güvenilir mi
Hatay Lojistik
Yozgat Şehir İçi Nakliyat

8A314JessicaFA7B9 disse...

2E1B5
Mersin Şehir İçi Nakliyat
Çerkezköy Buzdolabı Tamircisi
Bartın Parça Eşya Taşıma
Mardin Evden Eve Nakliyat
Sivas Parça Eşya Taşıma
Bitlis Şehirler Arası Nakliyat
Antalya Parça Eşya Taşıma
Kayseri Evden Eve Nakliyat
İstanbul Parça Eşya Taşıma

E5A1DKevinFCF32 disse...

7A42D
Binance'de Kaldıraç Var mı
Ön Satış Coin Nasıl Alınır
resimli magnet
Kripto Para Nasıl Oynanır
Paribu Borsası Güvenilir mi
Binance Nasıl Oynanır
Binance Hesap Açma
Binance Yaş Sınırı
Binance Borsası Güvenilir mi

CDE60Amanda7D7F9 disse...

CD7CB
referans kimliği nedir
resimli magnet
binance referans kodu
binance referans kodu
resimli magnet
binance referans kodu
referans kimliği nedir
resimli magnet
binance referans kodu

AEC79Audrina772F1 disse...

6337C
erzincan kadınlarla ücretsiz sohbet
trabzon yabancı sohbet
antalya canlı görüntülü sohbet siteleri
niğde en iyi ücretsiz sohbet uygulamaları
burdur bedava sohbet odaları
maraş random görüntülü sohbet
edirne canlı sohbet ücretsiz
kayseri sesli mobil sohbet
amasya rastgele sohbet siteleri

FF476KatieC8A4D disse...

07516
Youtube Abone Hilesi
Binance Hangi Ülkenin
Binance Para Kazanma
Bitcoin Oynama
Telegram Görüntüleme Satın Al
Mexc Borsası Güvenilir mi
Parasız Görüntülü Sohbet
Parasız Görüntülü Sohbet
Soundcloud Takipçi Satın Al

Postar um comentário

Copyright 2010 Recanto de Sonhos *Template e layout: layla lauar*